05 agosto, 2015

Rola Praticar: Corrida!!

Fazia tempo que não postava nada sobre esse assunto né?!
Eu já vinha pensando nesse tema há algum tempo, sabia que ele estava estacionado mas eu não sabia sobre o que falar e tals, ai eu viajei e depois de muito observar, decidi que esse seria o próximo assunto e minha próxima meta, a corrida. Meu fôlego para correr é bem curtinho, e eu não tenho tanto preparo assim, me canso rápido, mas estou trabalhando para melhorar isso. Eu disse que eu me inspirei mais ainda depois que eu viajei porque lá fora as pessoas (de todas as idades!) são muito ativas e praticam exercício físico o tempo todo, a corrida principalmente, o que é muito legal porque é nítido como a qualidade de vida deles é melhor e como a longevidade é um fato normal. Me empolguei de verdade.

A corrida é um dos esportes mais recomendados para o bem-estar físico e mental, pois além de ser uma atividade física completa, tem a vantagem de ser simples e acessível a todos, pode ser praticado em qualquer hora ou lugar, basta apenas tem muita disposição e um par de tênis que seja adequado. Para as mulheres, além de ajudar a perder peso (correr por 30 minutos a 80% da frequência cardíaca máxima promove um gasto energético de aproximadamente 600 Kcal) e definir os músculos, é uma atividade que auxilia na diminuição do stress e dos sintomas da tão temida TPM.







Dentro desse quadro de benefícios ainda estão incluídos: fortalecimento do coração, melhora do sono, melhora o humor, acelera o metabolismo, ajuda no combate as doenças (estudos demonstram que a corrida aumenta a sinalização de uma proteina no cerebro denominada de BNDF, que eleva o numero de neuronios no hipocampo - região da memória. Além disso, melhora a obstrução de vasos sanguineos e a captação da glicose, principal açucar utilizado pelo organismo, o que diminui os riscos de diabetes - conteúdo completo disponível aqui), trabalha a consciência corporal, fortalecimento dos ossos e estimula a libido.

A origem temporal da corrida é localizada na pré-história, quando os homens precisavam se movimentar rapidamente para caçar ou fugir dos seus predadores. Historicamente, a mais famosas das corridas teria sido aquela que deu origem a prova que conhecemos hoje como maratona: no ano de 490a.C. um homem teria tido a incumbência de levar atá Atenas a noticia de que os gregos haviam vencido os persas na batalha de Maratona.Para isso ele teria corrido 35km e, ao dar a noticia, teria caído no chão, já morto. Claro que isso é apenas uma lenda e que não há indícios históricos de que isso tenha ocorrido realmente, mas o fato é que essa lenda impulsionou a entrada da prova de maratona já na primeira edição de Jogos Olímpicos Modernos em 1896 (conteúdo completo disponível aqui).

Para as corredoras de plantão, encontrei na internet um quadro que contém dicas para a corrida na descida e na subida, achei super interessante e decidi compartilhar aqui.



Enfim, a corrida é um esporte completo, faz super bem a saúde e é super democrático. Bora praticar?!

Gostaram do esporte de hoje?! Alguma sugestão para o próximo tema?! Beijinhos..

24 comentários:

  1. Correr eu não curto muito, mas gosto de caminhar. Adorei o post, ficou ótimo!
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou dessas, eu caminho, mas quero correr!! Haha.. beijos!!

      Excluir
  2. Ótima sugestão de esportiva Raquel a tempos não pratico corrida, mais acho fudamental ter uma atividade fisica seja qua for.
    Beijos
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. gostei :)

    xoxo, eighteenshadesofglitter.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom.. fico feliz que tenha gostado!! Beijos..

      Excluir
  4. Eu sempre tive vontade de correr, mas eu definitivamente não nasci para isso. Meu pulmão não aguenta e eu fico com falta de ar, o ar foge totalmente de mim e eu tenho que ficar parada puxando ele. É horrivel. Correr não é o meu forte.

    http://www.agindodiferente.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huhauhauahua, eu também não corro muito, estou treinando para isso!! Beijos..

      Excluir
  5. Também só caminho, ainda não estou correndo.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia

    ResponderExcluir
  6. qualquer atividade física é de extrema importância. Corrida faz muito bem pra saúde. preciso começar a me exercitar

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Renata, sabia que eu tenho invejinha branca de quem corre? Acho essa atividade tão completa mas eu só consigo caminhar =/ quero começar a treinar corrida.
    Blog da Joanna

    ResponderExcluir
  8. rê, estoupraticando há uns 4 meses!!! e gosto muitooo!!! bjão adorei

    ResponderExcluir
  9. menina eu ando mt sedentaria nos ultimos tempos, to super pensando em começar a correr, faz mt bem né!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facabook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho muita vontade de me aventurar na corrida! Sua postagem sem dúvidas é um grande incentivo. Tenha um final de semana abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz que você tenha ficado animada!! Beijinhos..

      Excluir
  11. Quantos beneficios em! :D
    ameei!!
    Beeijos;*

    www.harumiholanda.com

    ResponderExcluir
  12. beautiful blog! I follow you on GFC #1200
    please refollow me here
    http://blablablalovinglanguages.blogspot.it/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...