28 agosto, 2015

Mochilão: Mala, Itens Indispensáveis e Locomoção!!

Hoje o assunto ainda é um pouco sobre organização e planejamento, convenhamos que para uma viagem ser perfeitinha do inicio ao fim é necessário muito planejamento, e um dos itens que mais envolve isso é a bagagem. Porque é preciso pensar em tudo se você está afim de fazer uma viagem de baixo custo, agora se a intenção é comprar tudo por lá, ai é outra história.. hehe!! 
É preciso levar em conta a estação e a temperatura média dos lugares que você ira visitar, se você for uma pessoa baladeira, levar roupas que combinem entre si para montar vários looks (para não tirar aquele monte de fotos em várias baladas e uma roupa só!!), pensar se vai rolar uma caminhadinha (sempre rola), entre outras coisas.. Outro ponto para ficar atento é o tamanho da mala, isso é muito importante em uma viagem econômica, uma coisa que eu aprendi e vou levar para a vida, mala de mão é a solução!!

É sério!! Eu levei apenas uma mochila nos padrões da Ryanair (empresa de avião low cost que tem uma medida para a bagagem de mão, e eles são super rigorosos com isso) porque obviamente usei os serviços da Ryanair (lógico!!), então para não correr nenhum risco optei pela praticidade, porque se você exceder nas medidas da mala de mão (foto abaixo) você paga excesso de bagagem e, minha amiga, não é barato para quem esta economizando em tempo integral (existe também a opção de você "pagar" a mala para despachar, o que não era o nosso caso). Mas se você for fazer uma viagem em que para chegar no primeiro destino você vai de avião e para se locomover lá dentro você vai usar o trem, pode abusar da bagagem (trens não tem controle de bagagem, aviões e ônibus têm). A regra é muito simples, se você for se locomover de avião, mala de mão é a salvação, se rolar de usar somente o trem, pode abusar!!


Tá.. a mala é super pequena, o que eu devo levar?!
Simmmm.. a mala é muito pequena e você se assusta no inicio, ainda mais se você é das minhas que era acostumada a levar o guarda roupas na mala, mas depois que você se organiza com aquele espaço e passa um tempo vivendo com aquela quantidade, é muito sossegado mesmo.
Existem vários itens que eu levei e que fizeram a diferença e outros que eu nem usei.. O que realmente foi indispensável para mim: toalha de banho fininha (ela quase não ocupa espaço, enxuga muito bem e seca rapidinho), levar saquinhos do tipo zip-loc (para colocar aquela roupa suja e não cheirar a mochila toda), bolsinha transversal pequena ou porta dinheiro (você tem cara de turista e turista sempre tem que andar com passaporte e algum dinheiro, sem querer viramos alvo fácil, é bom sempre prevenir), um bom tênis de caminhada (porque eu acabei andando muuuito), adaptador universal (se o seu carregador de celular for com aqueles pininhos chatinhos, você vai precisar de um desses), remédios que você está acostumada (com a mudança brusca de temperatura é quase inevitável), caderninho e caneta, entre outros que eu não estou me lembrando.

Em relação as roupas, separei dois vídeos que me ajudaram bastante.. 
Você vai se organizar de acordo com a sua necessidade, uma dica importante é sempre fazer a opção pelo conforto, percebi que isso é fundamental!! Na minha vida pessoal eu prezo muito, mas em viagens é quase uma necessidade. 


Os videos me ajudaram bastante, eu estava completamente perdida!! E é sempre bom dar uma olhadinha no que as outras pessoas levam, é bom para pegar dicas e até ideias do que levar e como levar.

Nessa postagem uma coisa depende da outra.. hehe!!
Você precisa definir o seu meio de locomoção para saber o tamanho da sua bagagem, porém o que me ajudou muito a controlar o tempo e o dinheiro foi sair do Brasil com todas as passagens compradas, seja qual for o meio de locomoção, isso ajuda muito!! Eu digo controlar o tempo no sentido de se programar para fazer os passeios e não perder tempo em cada lugar (descansar você descansa no Brasil.. hehe!!), nem se apaixonar e querer ficar pelo resto da vida no lugar (no caso, eu em todos os lugares que nós visitamos) e o dinheiro porque você já fica com ele livre. Foi muito bom, recomendo demais!!

Utilizamos todos os meios de transportes.. haha!! E tivemos muito sucesso na escolha de todos. Quando optamos pelo transporte aéreo, viajamos pela TAP Portugal, Ryanair, Vueling e Easy Jet (as três últimas são do tipo low cost e tem aquele padrão de bagagem de mão gratuita, mas também oferecem serviços para quem quer despachar a bagagem), é rápido, super barato e cumpre o prometido, transportar, sem muitos luxos. Para o transporte de trem, escolhemos a Rail Europe, porque esse tipo de transporte é mais caro, mais vale muito a pena pela paisagem e conforto, sem contar que é mega legal viajar de trem.. haha!! Para o transporte rodoviário, usamos duas companhias de ônibus e ambas foram boas, a Student Agency levou vantagem na IDBus por ter serviço de comida/bebida e televisão, mas nos outros quesitos ambas foram sensacionais, superconfortáveis e com carros novinhos (foto)!!

Quando digo que usamos todo o tipo de transporte é quase isso.. ainda usamos o transporte marinho (usamos para ir para Hvar - Croácia, mas compramos lá mesmo) e transitamos por Amsterdam de bicicleta!! Haha..

Enfim, a minha dica é, compre tudo o que der antes, primeiro para evitar imprevistos, segundo para ficar já livre dessa preocupação e gasto e o mais importante de todos, para poupar seu tempo (fazer todos os check-ins e levar todos os comprovantes de passagem impressos). Confiem em mim que isso ajuda muito!!
A próxima postagem será relacionada as burocracias que escutamos falar, visto, quanto precisa de dinheiro para entrar no país, passaporte, entre outras coisas..

Gostaram?! Se tiverem alguma sugestão ou dúvida, deixem nos comentários, terei o maior prazer em respondê-las!! Beijinhos..

10 comentários:

  1. n viajo muito, e nunca viajei de aviao, mas adorei as dicas, quem sabe em um futuro proximo eu viaje...bjs
    http://www.rosachiclets.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ótimas as dicas :D
    no começo das minhas viagens dentro da europa, eu sofria muito com esse limite da Ryanair haha Mas, como você disse, a gente se acostuma. Hoje em dia eu não uso mais RYanair, acabo optando por outras low-coast por aqui, mas se não me engano hoje você, além da mochila, pode levar uma bolsa, como a de mulher por exemplo, ou sacola. Dá pra levar mais coisas :P
    E uma dica, se você costuma vir pra europa e viajar bastante de avião por aqui, a Norwegian é a melhor de toooodas! Eu adoro muito viajar com eles, é super confortável, tem até wi-fi durante o vôo :) e bom, tudo bem que não é tão barato quanto a Ryanair, mas ainda assim, vale muito a pena :)
    Student Agency é amor mesmo, só tenho usado eles agora.

    Muito boas as tuas dicas, gostei muito, apesar de eu já manjar de tudo haha elas são muuuito uteis pros "viajantes iniciantes" hehe

    beijos

    http://voodoo-queen.org

    ResponderExcluir
  3. Oi Renata!
    Estou adorando acompanhar suas dicas para viagens, seus posts são muito informativos. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Preciso viajar muito!
    Bjs – Su
    www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...